Quando é que a guerra vai acabar…
O mundo está à beira do abismo. Com a guerra na Ucrânia há o perigo iminente de uma terceira guerra mundial. É desolador o sofrimento humano causado por maníaco que ninguém controla. Bombardeamentos incessantes sobre as cidades, populações aflitas fugindo para parte incerta deixando para trás familiares que não podem partir, as suas casas, as suas recordações. Toda uma vida estilhaçada e feita em nada. Homens obrigados a ir para a frente de combate. Mulheres, crianças e idosos dirigindo-se para as fronteiras de países onde, por enquanto, ainda à Paz na esperança de seguirem para um destino longínquo, distante deste conflito e destas atrocidades horrendas.
É incompreensível que no século XXI cheio de organizações de defesa dos direitos humanos não tenhamos acabado com o flagelo da guerra. E onde os países invasores de território autónamo e independente fossem severamente punidos. Fala-se na possibilidade das forças militares Russas serem criminalizadas pelos massacres que têm feito na Ucrânia. Mas quando é que vamos parar este louco que lidera esta autêntica chacina sobre o povo ucraniano. Milhares de vidas já se perderam tanto de soldados como de civis. Todas as vidas contam. Há convenções que dizem que em guerra se deve proteger os civis e isso não tem sido feito centenas e centenas de pessoas perderam as suas vidas. E também quantos pobres soldados não tem dado a vida pela Pátria nesta guerra inglória.
Os líderes mundiais sancionam a Rússia com fortes medidas económicas mas o poderio Russo continua imparável e a guerra continua resta saber até quando.
Ana Margarida Alves