Crianças expostas a fumo
Crianças continuam expostas ao fumo de tabaco em casa
Uma em cada três crianças está exposta ao fumo do tabaco em casa e mais de um quarto está exposta ao fumo no carro, revela um estudo da Universidade do Minho.
O trabalho “Crianças expostas ao fumo ambiental de tabaco em casa e no carro em Portugal”, premiado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, foi realizado com mais de 3000 crianças de nove concelhos.
A principal conclusão da análise dos dados é a de que uma em cada três crianças está exposta ao fumo do tabaco em casa, e um quarto das crianças são expostas ao fumo no carro. O estudo indica ainda que a exposição das crianças é mais comum nas mães fumadoras (70%) do que nos pais (57%) e que quando os progenitores têm menos que o 9.º ano de escolaridade a situação é mais frequente.
Quanto a locais, concluiu-se que as mães tendem a fumar mais na cozinha e os pais, irmãos e convidados fumam sobretudo em zonas próximas de janelas ou quando há uma porta aberta para o exterior.
Numa nota publicada no site da Universidade do Minho, o coordenador do estudo, José Precioso, explica que “é fundamental que os pais protejam a saúde dos filhos. Os pediatras devem aconselhar os pais a não fumarem em casa. Os professores, no âmbito do programa 'Domicílios 100% Livres de Fumo', estão já a ensinar as crianças a protegerem-se desta agressão”.
O investigador alertou, ainda, para a importância de “discutir mitos e falsas crenças associados com a exposição de crianças”, como “fumar em casa e no carro quando a criança não está presente evita a contaminação” ou “fumar na cozinha ou perto da janela não expõe a criança”, concluiu.
No âmbito da Lei do Tabaco, que vigora há quase cinco anos, estão a ser estudadas alterações pelo Governo, que pretende apertar mais as regras em espaços fechados. O Executivo não exclui a hipótese de proibir que se fume dentro de uma viatura, por exemplo, sempre que se transportem crianças.
Fonte: Sapo
17 de outubro de 2012