Tumultos em França por causa de Nahel

30-06-2023 15:44

 

 

França encontra-se em estado de revolta total em causa está a morte do jovem Nahel de 17 anos, no dia 27 de Junho, durante uma operação stop por um polícia, o jovem não tinha documentos e não obedeceu à ordem das autoridades.

               Na passada quinta-feira, na capital houve uma marcha branca que reuniu mais 6000 pessoas que marcharam através das ruas de Nanterre, onde Nahel residia.

               Nahel era um jovem afro-descendente e o único filho, de um a mãe solteira que se encontra consternada com esta tragédia “ele era a minha vida, o meu melhor amigo e o meu filho. Era tudo para mim”

               Nahel estudava para ser eletricista e estava inserido num projeto comunitário de Rugby.

               O presidente da Associação de integração social e profissional “Ovale Citoyen” Jeff Puech era um dos adultos que localmente conhecia melhor diz que ele “era alguém que estava inserido  social  e profissionalmente não um rapaz que usasse drogas ou se metesse na criminalidade juvenil”

Este caso sensibilizou de tal maneira a população que há pelo menos três noites consecutivos aquela zona de França parece um verdadeiro inferno…

Apesar dos apelos do governo por calma e para que a ordem seja restabelecida a onda violência suscitada pela morte de Nahel já se espalhou também a Lille, Toulouse, Marselha e Montepellier.

Por todo o lado, encontram-se carros queimados, lojas  e edifícios vandalizados, violência nas ruas entre os manifestantes e a polícia

A situação é de tal maneira grave que o Governo se encontra reunido e pode mesmo ser decretado Estado de Emergência.

O Jornal Público refere que durante o protesto já foram efetuadas mais de 667 detenções.

A maioria dos detidos são jovens entre os 14 e os 18 anos e mais de metade das detenções ocorreram na Zona Metropolitana da capital.

O Agente apesar de já ter pedido desculpa foi acusado de homicídio voluntário e encontra-se em prisão preventiva.

 

Fontes:

 

 

.